Vamos Falar de Assunto Sério? - Free Your Nipples

Por muitas décadas, o sutiã foi visto como um item indispensável no vestuário feminino. Atualmente, há várias mulheres que ainda pensam na peça como algo essencial, já outras, discordam. Por isso surgiu o movimento "Free Your Nipples". A campanha tem um objetivo simples (porém complicado): fazer com que as mulheres assim como os homens, possam mostrar em público os seus mamilos. Não tem nada a ver com imoralidade, é apenas mais um apelo pela igualdade de gênero e uma oposição sobre a objetificação sexual.



Recentemente foi criada uma lei para mães poderem amamentar seus bebês em locais públicos, e eu me pergunto: Por que? Amamentação é algo tão natural que não deveria ser um tabu. Mas isso ainda é um grande problema na sociedade (patriarcal).

Esse movimento é muito mais sobre o feminismo do que apenas deixar de usar sutiã. Porque é para isso que lutamos, escolher o que usar e o que fazer quando quiser sem ser criticada.



Desde o começo, a minha história com essa peça tão incômoda foi de ódio. Meu corpo começou a se desenvolver muito rápido e com 10 anos eu já tinha um peitinho que aparecia na camiseta da escola. Eu lembro até hoje como foi a minha primeira interação com um sutiã. Minha mãe chegou até mim e disse as seguintes palavras: "filha, você precisa começar a usar sutiã porque seus peitos estão crescendo e você precisa cobri-los, porque vão ficar olhando.".
Eu não entendi muito bem o que estava acontecendo, afinal, por que eu precisava cobrir algo que sempre esteve ali em meu corpo e descoberto? Eu não entendia porque estavam colocando uma vergonha dentro de mim que nunca existiu.
Lembro de ter chorado bastante e ter ficado contrariada. Não sei se comecei a usar logo em seguida e nem como lidei com aquilo no dia a dia, mas sei que me conformei rápido, como a maioria das coisas que são impostas para nós mulheres.

Já adulta, comecei a ver mulheres nas ruas sem sutiã e me pegava com um pensamento machista: "nossa, que vulgar sair assim de casa!".



Ainda bem que a gente evolui, e a cada dia aprende a se livrar de atitudes machistas que aprendemos nessa sociedade patriarcal que crescemos.



Hoje eu já consigo pensar na possibilidade de não usar esse torturador feminino e testo minhas roupas sem ele pra ver se me sinto confortável ou não. Ainda é difícil, porque virou um costume e porque sempre tem alguém que pergunta: vai sair sem sutiã? Inclusive minha mãe ainda bate na tecla de que meus peitos ficarão caídos logo, caso pare de usá-los. Se esse é um dos seus bloqueios, seus problemas acabaram. Pelo contrário do que se pensa o uso constante acaba enfraquecendo a musculatura dos seios e consequentemente eles ficam flácidos e caídos mais facilmente.

Agora eu te pergunto: o que você pensa sobre o assunto? Deixe sua opinião nos comentários e não esqueça também de me acompanhar nas minhas redes sociais:

Instagram
Facebook
Youtube
LookBook


Beijinhos de Luz ッ

Comentários

Postagens mais visitadas