Saúde - Intolerância à Lactose

Oi oi meu povo! Hoje eu vim aqui pra falar de um assunto que está afetando muitas pessoas, a intolerância à lactose. Já ouviu falar?



A intolerância à lactose é a deficiência em nosso organismo do açúcar do leite, a lactase. Existem três motivos pelos quais as pessoas possuem essa intolerância:

Hereditário, ou seja, a pessoa nasce assim;
Doença, pode ter sido causada por algum problema gastrointestinal que você passou durante sua vida e então seu organismo começa a produzir uma quantidade menor da lactase;
Idade, com o passar dos anos e sua dieta, o organismo pode acabar reduzindo a produção de lactase.

Quais são os sintomas dessa deficiência?


  • Diarreia
  • Náusea e às vezes vômito
  • Dores abdominais
  • Inchaço

Os sintomas  geralmente começam de trinta minutos a duas horas depois da ingestão de alimentos ou bebidas que contenham lactose. A intensidade varia muito de pessoa para pessoa (e da quantidade de lactose ingerida), mas geralmente costumam ser leves.
Como posso saber se possuo Intolerância à Lactose?
Em primeiro lugar, você precisa conhecer seu corpo, então se possui algum dos sintomas citados anteriormente logo após a ingestão de leite e derivados, faça o teste de ficar uma semana sem esses alimentos e veja se consegue se sentir melhor. Mas também há exames específicos para isso, mas isso é tudo com recomendação médica.
A pergunta que não quer calar: Tem cura? 
Não, infelizmente se você descobriu que possui essa deficiência, vai ter que conviver com ela para o resto da vida.

Mas calma! Graças à evolução científica, hoje conseguimos comprar a enzima em farmácias ou casas de suplementos e pode ser encontrado em pó (para misturar com a comida), comprimidos (para ingerir antes das refeições) ou até em gotas (também para misturar com a comida).
Mas além dessa opção, hoje em dia, encontramos produtos sem lactose nas prateleiras dos supermercados ou à base de soja. Eles tem um custo mais elevado que um produto "normal", mas se é para se livrar dos incômodos que a lactose causam, vale a pena.
Por último, mas não menos importante, se você estiver em algum evento e não possui nenhuma das opções acima, evite os alimentos que você sabe que possuem leite ou derivados. Caso a tentação seja enorme e não consiga resistir às delicias feitas com chocolate, queijo, leite condensado entre outros, coma poucas quantidades e não se esqueça de sempre ter um anti-gases em sua bolsa, isso com certeza irá te ajudar com as dores abnominais.

Deixe suas dúvidas e também conte se você tem Intolerância à Lactose nos comentários. Não esqueça de compartilhar com seus amigos o blog e aproveite e me acompanhe nas redes sociais:
Instagram
Facebook
Youtube
LookBook 

Beijinhos de Luz ツ

Comentários

Postagens mais visitadas